//h1.ripway.com/annacancado/andança.ico /favicon.ico" rel="shortcut"> andanças da anna thê: bolo

11.1.11

bolo

tem alguma coisa mais reconfortante que comida caseira?
e quando o seu aroma se espalha por todos os cantos de onde a gente mora então...
se alguém souber de outra coisa me conta.

esses dias atrás eu conversava sobre essa loucura que virou a gastronomia no mundo, esse lance molecular inacreditável, que brinca com as nossas papilas gustativas e onde os malucos chefs da vez inventam cada vez mais!

e eu que sou bem chegada num lance diferente, sem medo de me atirar em experimentos, adoro e topo até mesmo comer uma nuvem de javali, um sorbet de ovas ou um vidro de chocolate (rs)...

contudo, depois de tantas voltas que a gastronomia dá, de tantas experiências bacanas, quando eu preciso confortar meu corpo e também minha alma, eu volto sempre prá opcão segura da minha infância, a caprichosa letra da minha vózinha querida e faço alguns doces pratos que ela fazia.

sim! aquela gordinha, de avental e chinelos, que tinha sempre alguma coisa gostosa na sua cozinha pros filhos e netos...
essa sensação nunca me decepciona e hoje eu partilho a receita de um bolinho de fubá com erva doce que é um verdadeiro afago e colo de vó:

ingredientes:
3 ovos
3 xícaras de acucar fino
2 xícaras de leite morno
3 colheres de manteiga de leite
1 e meia xícara de fubá
3 colheres de queijo ralado
3 colheres de farinha de trigo
1 colher de pó royal
3 punhadinhos de erva doce...

como fazer:
- bater os ovos com o açucar e a manteiga.
- juntar lentamente o leite morno nesse creme.
- misturar à parte o fubá com a farinha de trigo, o queijo e o pó royal.
- acrescentar tudo, mexendo com carinho e devegarinho...
- por fim, salpicar a erva doce!

segredinhos:
- untar uma forma com bastante manteiga, salpicar açucar cristal.
- colocar a massa e forno lento por uns 40 minutinhos e ao desenformar, o bolo fica com uma crosta caramelizada! um sonho!

ideia:
- coloque num prato com pé charmoso e peneire um pouquinho de açucar fino por cima.

experimentem!

beijo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada por participar! fico bem feliz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...